quarta-feira, 11 de abril de 2018

Maipu de bike

No nosso primeiro dia em Mendoza, fomos comemorar meu aniversário conhecendo uma das regiões próximas a Mendoza com vinícolas. Se não me engano, é a região onde estão as vinícolas mais antigas e onde há mais "bodegas". E é a região que dá pra conhecer pedalando!!! Pegamos um ônibus na Calle Rioja, próximo da esquina com Catamarca. Nessa esquina é preciso entrar num kiosko e comprar um cartão do transporte público (RedCard) e pedir pra "cargar" o suficiente pra ir a maipu e voltar (O cartão pode ser utilizado por mais de uma pessoa). Lá também você pode pedir informação sobre onibus, (os que levam a Maipu são as linhas 171, 172 e 173 do grupo 10)
(foto da conterrânea Miss Checkin)

no busão

passando pela praça principal
Fui acompanhando pelo Google Maps (já tinha os mapas da região offline) até chegar próximo da loja do Mr. Hugo, na Calle Urquiza. Chegamos lá e fomos recebidos pelo próprio Mr Hugo, uma simpatia de pessoa. Ele nos atendeu e chamou a mulher pra tratar de negócios. Ela nos explicou sobre a região, nos deu alguns vouchers de desconto pra almoço e cobrou o aluguel da bicicleta, que saiu por 150 ARS (menos de 25 reais). Então o simpático Mr Hugo veio com uma bike pra cada um, na maior tranquilidade, perguntando: "essa tá boa pra você?" E ia pegar outra com toda a paciência do mundo. Não é que ela não seja simpática, mas é que ele é tão fofo que ofusca a simpatia dela. :)


Montados na bike, saímos. Primeiro tentamos ir à bodega Domiciano, mas estava fechada. Depois seguimos até a Trapiche, que tivemos uma dificuldade de encontrar por causa do mapa do Mr Hugo. melhor seguir o Google. Como não era alta temporada e era uma terça-feira, conseguimos fazer o tour mesmo sem reserva. Também foi um tour interessante, por ser uma vinícola bem antiga. A degustação ao final também foi ótima! O custo foi de 180 ARS, que dava uns 30 reais.












Saímos de lá e encaramos um desafio: pedalar 12km até a Casa Vigil, que é a bodega/restaurante do cara mais badalado de Mendoza: Alejandro Vigil. Além de encarar os 12km da ida, ainda teríamos que encarar uns 15km na volta. E como não tínhamos reserva, ainda havia o risco de ser uma viagem perdida. Mas fomos. E conseguimos almoçar na Casa Vigil, que merece um post à parte.
12km com fome
Ao final do almoço, ainda passamos na Laur, para comprar azeite e aceto balsâmico, que havíamos provados na Casa Vigil. A visita lá parece ser bem interessante, mas não tínhamos tempo pra isso. Fizemos as compras e seguimos pedalando pra devolver as bicicletas. Quando chegamos lá, o Mr simpatia estava na porta nos esperando. Nos ofereceu água, suco, brincamos com os gatíneos e ainda perguntou se precisaríamos de um táxi.

voltando pra devolver as bikes




Voltamos de ônibus e vivemos outra aventura. Como os celulares descarregaram, não pude acompanhar o trajeto. Quando achei que estava demorando muito, pedi ao motorista pra avisar quando estivesse perto da Plaza Independencia, mas ele respondeu que não passava perto de lá (!!!). Ainda por cima faltava menos de uma hora pra fechar a locadora, onde alugaríamos um carro para o passeio do dia seguinte. Decidi ficar de olho pra descer assim que visse um táxi. Quando vi um táxi e desci, mas ele passou tão rápido que não consegui chamar. Resultado: estávamos num ponto desconhecido da cidade (ou talvez até numa cidade vizinha), sem telefone e com pressa. Entrei numa padaria e pedi pra chamar um táxi. A moça disse que não tinha nenhum número de taxi, mas se eu tivesse ela ligaria. Voltamos pra rua e andamos um pouco até pegar um táxi. Acabou dando tudo certo, mas foi um momento tenso (por causa do horário da locadora - se não desse tempo, o passeio do dia seguinte estaria comprometido)

Já em casa, resolvi puxar pela memória e descobri onde estávamos. Esta é a padaria (estávamos a cerca de 4km da locadora).

Nenhum comentário: