quarta-feira, 11 de abril de 2018

El Enemigo


A Casa Vigil, ou Bodega el Enemigo é a bodega/restaurante do superstar dos vinhos: Alejandro Vigil. Ele é o principal enólogo da grande Catena Zapata, e desde que abriu essa casa, em sociedade com a filha do dono da Zapata, ganhou ainda mais visibilidade. Virou uma celebridade entre os enochatos amantes de vinhos da região.

A história oficial do nome El Enemigo é que devemos sempre lutar contra nosso inimigo, que, a grosso modo, é a zona de conforto, buscando sempre superar os obstáculos e avançar. A versão popular diz que ele queria sair da Catena Zapata para ter a sua própria bodega, e ao comunicar seu desejo ao chefe, ele fez uma proposta: "você fica aqui e abre uma bodega em sociedade com a minha filha". Por ser concorrente do seu chefe (e do pai da sócia), deu o nome El Enemigo. Eu acho essa versão mais legal e até mais provável de ser verdade.

Chegamos lá sem reserva e conseguimos almoçar sem espera, mas é bom reservar. Há duas opções de comida: almoço ou petiscos. Escolhemos o almoço, que custa 800 pesos. Para acompanhar, há várias opções de degustação de vinhos, desde 300 pesos (50 reais) até 1200 (200 reais). Escolhemos uma opção intermediária. Aí começou o espetáculo!!!

Tudo. Simplesmente TUDO que se come e bebe ali é espetacular! Começamos com os pães, a pasta de azeitonas, o azeite da casa, o patê de blue cheese. Além do aceto da LAUR, que compramos depois. Na degustação que escolhemos havia 3 vinhos, com blends e terrenos diferentes (Em Mendoza se valoriza muito mais o terroir, ou seja, o tipo de solo, do que a varietal da uva). O atendimento é excelente, desde os garçons falando português e imitando o sotaque carioca, até a sommelier que apresenta os vinhos. 









Os vinhos são servidos simultaneamente, pra que cada um harmonize sua refeição como preferir. Pedi uma entrada de coelho XXX, o principal uma costela e de sobremesa uma panacota. A cada garfada ou a cada gole de um dos vinhos, era um orgasmo. Tudo delicioso. Tudo caprichado. Nada em quantidades pequenas. Além da comida e dos vinhos deliciosos, a interação dos funcionários com os clientes é muito legal! Eles brincam, eles estão o tempo todo perguntando se está tudo bem, e o mais interessante: Quando você diz que gostou do vinho tal, não é incomum que o garçom diga: "ah, se você gostou desse, tem um outro que você vai gostar também", e traz uma taça de um vinho que não fazia parte da sua degustação, mas só pra satisfazer o cliente. 

E, se você der sorte, ainda recebe uma visita da estrela da casa, o próprio Vigil, também muito simpático. Ele chega, brinca com todos, tira fotos, pergunta se está tudo bem... é um charme a mais pro lugar.

A brincadeira não é barata: saiu a 1500 pesos por pessoa (quase 250 reais), mas foi, sem dúvida, a melhor experiência gastronômica que já tive.


Agora só resta contar os dias pra voltar a Mendoza e, claro, passear de bike em Maipu e visitar El enemigo.

Nenhum comentário: