quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Köln

Ontem resolvemos visitar Köln (Colonia). Na noite anterior, pesquisando no site da Deutsche Bahn, vi que o bilhete custaria 64 Euros por pessoa, por trecho. Gastaríamos 256 Euros (!!!), fora o táxi até a estação e pra voltar. Continuei pesquisando e achei a Enterprise, com um carro por 42 Euros, já com GPS (vacilo nosso. Era só ter trazido o GPS de casa pra pagar menos). O carro era um Golf (já que eu não ia pagar por Mercedes ou BMW, fiquei com o Volkswagen). Muito confortável e com 6 marchas! :) Além disso, achei legal ele ter o cruise control mesmo tendo o cambio manual.
Seguimos pela A3 em direção a Köln. Dirigir na Autobahn é muuuuuito legal!! Eu só queria ser mais corajoso, pra poder testar o limite do carro. A estrada tem 3 faixas. Os caminhões ficam o tempo quase todo na direita. Na do meio ficam os carros um pouco mais rápidos, e na esquerda é nóis que voa, bruxão!! (não entendeu??) O mais interessante é estar na faixa do meio a uns 140, 150 km/h e ver um carro passar ao seu lado como se voce estivesse de bicicleta :)
Para não precisar entrar na cidade de carro (além do risco de pegar transito, é sempre mais complicado dirigir sem conhecer direito as leis na cidade do que na estrada), havia pesquisado na internet uma estação de metro com o sistema P+R (Park und Ride). Parei na estação Brück, que fica perto da A3 (e tem mais vaga que a Königsforst). Compramos o passe de um dia para 5 pessoas por 10,70. O problema é que a máquina só aceitava moedas, e tivemos que trocar num quiosquezinho ao lado da estação, onde compramos água. Resolvido o problema, partimos pra cidade. Fomos direto ao Museu do Chocolate, mas não sem antes dar uma olhadinha na Weihnachtsmarkt que tinha por perto.
O museu é muito legal! A primeira parte fala sobre o cacau, onde é produzido, o mercado (com cotação on-line), onde o chocolate é mais produzido e consumido, bla bla bla. A parte boa mesmo é a fábrica, onde podemos observar os Oompa Loompas trabalhando. As primeiras máquinas, que torram e moem os grãos, são cenográficas, mas a partir do ponto onde entra a massa pronta, as máquinas funcionam de verdade. Dá pra observar desde a mistura, passando pelas forminhas e a embalagem. No final, uma Oompa Loompa pesa e fecha os pacotinhos. Ainda tem uma fonte de chocolate, onde um Oompa Loopa molha o biscoito e dá pra vc (badum tssss!).
Terminada a visita à fábrica, fomos andando pela margem do Rio Rhein até o FischMarkt, onde paramos pra almoçar. O restaurante, além de uns aquecedores no teto, tem cobertores nas cadeiras (pelo menos na área externa). Claro que eu bebi uma Kölsch e comi Schweinshaxe. A cerveja não me agradou muito, mas a comida estava muito boa!!
Seguimos até a catedral, onde havia, claro, outra feirinha de natal. Fotografamos ali por perto, entramos (é feia e escura por dentro) e como o sol já estava indo embora, estragando nosso plano de fazer o passeio de barco, cruzamos a Hohenzollernbrücke pra fotografar a igreja da outra margem. Ainda seguimos até a  Mauritiuskirch e voltamos pro hotel.


esculturas do museu



oompa loompa, loompa dee doo...

I've got another puzzle for you


Gizmo fugindo da Arca de Noé

Fischmarkt



kölsch bier!!


catedral







To indo. Amanha eu coloco mais fotos.

2 comentários:

Wesley Teixeira disse...

Ei, rapaz! Comprou chocolates na lojinha??

Maurício Vivas disse...

O chocolate lá era caro, rapaz! No supermercado da esquina tava mais barato :)