segunda-feira, 25 de março de 2013

Aluguel de Carro em Miami

Nas primeiras vezes que fui a Miami não alugava carro e circulava naquele metrô fraquíssimo que deve ser menor que o do Rio de Janeiro. Na minha "pão-durice" achava que era uma forma razoável de locomoção. Até o dia em que aluguei um carro e passei a me achar um completo idiota por não ter feito isso antes. Eu nem sabia que era tão barato! Algumas vantagens de alugar o carro:
  • Não ter que ficar carregando sacolas o dia todo. Basta guardar no porta-malas
  • Dá pra ir em lojas e restaurantes em qualquer parte da cidade
  • Tempo é dinheiro!! De carro dá pra chegar mais rápido
  • Conforto? Nem vou falar disso!

Mas essa parte você provavelmente já sabe (só eu não sabia). Vamos ao lado prático:

Carteira de Habilitação
Nunca precisei daquela carteira internacional. Basta levar a carteira do Brasil e pronto (recomendo que confira a validade antes de viajar)

Pedágios
As locadoras de Miami têm um acordo com as operadoras de pedágio, então você não precisa ir pelas cabines manuais, podendo sempre utilizar a faixa de quem tem o EZ-Pass, SunPass ou semelhante. O sistema é simples: o carro será fotografado, mas ao invés de emitir uma multa a operadora emite a cobrança, que é feita no cartão de crédito alguns dias depois da devolução do carro. A locadora cobra uma taxa por isso (além das tarifas de pedágio), e é bom consultar o valor e decidir se vale a pena.

GPS
Faça as contas: a diária de um GPS é em torno de USD 12. Dá pra comprar um aparelho Garmin da linha Nuvi por cerca de USD 100 a 120. Não sei quanto tempo vai durar sua viagem, mas provavelmente agora que eu falei disso você já entendeu onde eu quero chegar. Mesmo que sua viagem seja de 3 ou 4 dias é mais vantagem comprar o GPS e trazer pra usar aqui do que pagar o aluguel. Mesmo que você não queira comprar os mapas do Brasil (não vou recomendar que faça cópia ilegal), dá pra usar os mapas do tracksource, que são gratuitos. Acredito que a mesma lógica deve valer para as cadeirinhas de bebê.

Mas... se eu não alugar o GPS, como vou chegar até a loja pra comprar um?
Claro que você está preocupado com isso. Mas a solução é bastante simples: você aluga o GPS por UM dia (se a Alamo não fizer isso, procure em outra e alugue só o GPS), vai até a loja, compra o seu e devolve o alugado. Claro que também dá pra imprimir os mapas no Google ou usar o Google Maps do celular offline  e ir sem GPS, mas sei que muita gente não tem coragem de tentar e eu entendo perfeitamente: estar dirigindo num país diferente, numa cidade que você nunca viu, com regras diferentes, faz qualquer um ter medo de encarar essa.

Reserva do carro
Todo esse processo descrito aqui será referente à Alamo. Sempre aluguei lá e não tenho do que reclamar. Nas primeiras vezes eu pesquisava preços na Internet, e a Alamo era imbatível. Aí parei de pesquisar e vou direto ao site deles. A recomendação que eu faço é: Quando você decidir a data da sua viagem, reserve logo o carro. Mesmo que seja pra um ano depois. Mas não dê o assunto por encerrado. Quando a data da viagem se aproxima, o valor pode aumentar ou diminuir, a depender da procura. Se diminuir, cancele a reserva anterior e faça uma nova. Não há custo nenhum.
Eu não tenho frescura de querer dirigir carrão, etc etc. Lembre que quanto maior o carro, maior o gasto com combustível. Então sempre reservo um "Economy". 
Na véspera da viagem, quando você já tiver a reserva definitiva, volte ao site e faça logo seu checkin, que consiste em cadastrar seus dados da CNH, endereço, etc. Ganha tempo na hora que chegar lá.

Seguros
Eu não sei qual o cartão de crédito que você tem, mas o meu tem uma boa proteção. O cara do balcão sempre vai dizer que "o seguro do cartão não cobre tal coisa" pra te assustar, mas se você se informar sobre as coberturas do cartão vai ficar tranquilo com relação a isso. Mas lembre-se: não basta ter o cartão. É preciso pagar a locação do carro com ele.

Gasolina
Deixa de ser preguiçoso!!! Nem pense em pagar caro pela gasolina, só pela comodidade de não precisar encher o tanque. Ora, é só sair do hotel 10 minutos antes e parar num posto a uns 10km do aeroporto pra encher o tanque. Sai MUUUUITO mais barato que pagar pra alguém fazer isso por você.

Rental Car Center
Aqui começa o guia ilustrado da locação. Antigamente as locadoras ficavam em sedes próprias, próximas ao terminal. Você esperava o ônibus da sua locadora e ia até lá pegar o carro. Hoje em dia todas (ok, nem todas, mas esqueça as que não estão) estão concentradas no moderno Rental Car Center. Pra chegar lá basta procurar essas indicações depois que desembarcar:

A placa indica o caminho pro MIA MOVER, o trenzinho que leva até o Rental Car Center. A depender do terminal onde você esteja, vai passar por várias esteiras até chegar lá.

Nessas esteiras vale a regra geral das esteiras e escadas rolantes: se vai ficar parado, fique na direita, e deixe que as pessoas passem pela esquerda. Sei que com malas grandes é meio difícil de passar ou dar passagem, mas é bom lembrar disso e ser gentil.
Ao chegar ao local de embarque ande até o final e fique aguardando na última porta. É bom deixar as primeiras pra quem chega correndo pra pegar o MIA Mover. Mas não seja uma dessas pessoas, pois logo virá outro, e a corrida é desnecessária e até perigosa. Já pensou se você leva um tombo nos primeiros momentos da viagem só por causa disso?

Alugando o carro
Ao chegar no Rental Car Center a Alamo fica à direita, no cantinho
Rental Car Center
Quase sempre tem uma fila desanimadora, mas ela pode ser ignorada. A salvação é a maquininha de auto atendimento:
Os quiosques de auto-atendimento da Alamo (o modelo da máquina mudou, mas o processo é semelhante)

Nesse dia tinha pouca fila, mas não é o normal
Não tenha medo de falar com a máquina. Além de não ter filas, ela não fica te enchendo o saco pra você contratar um monte de porcaria desnecessária (seguro, carro maior, combustível pré-pago, etc). Na verdade ela até te oferece, mas com certeza é mais fácil dizer não a uma máquina do que a uma pessoa que fica insistindo.
Pra começar basta escanear o código de barras da sua confirmação de reserva ou passar o cartão de crédito. A partir daí é só ir confirmando as telas (cuidado pra não contratar as coisas desnecessárias). Nessa hora o tal do checkin vai te poupar tempo. Lembre de ajustar os horários. Se você reservou pra 08h e chegou às 06h, faça o ajuste do horário de devolução (eu prefiro ficar sentado cochilando, pois 06h eu não vou achar loja aberta, o hotel não vai aceitar meu checkin e eu vou acabar sem ter o que fazer).

O quiosque de auto-atendimento
veja na sequência das telas que é bem simples. Ao final ele vai imprimir sua confirmação e pronto.
Comece passando o cartão. Às vezes ele já localiza a reserva pelo nome

Escolha o tamanho do carro

A maquininha também tenta colocar medo pra você contratar a proteção. Se o seguro do seu cartão de crédito é bom, ignore isso

Ajuste os horários e confirme os dados

CILADA!! clique em NO sem medo de ser feliz.

Pronto!! Seu papelzinho saiu e o carro está alugado.
PRONTO? Como assim? Cadê o carro??
Calma. Você já resolveu a parte burocrática. Agora é só escolher o carro. Isso mesmo: escolher. Procure o elevador e vá até o andar da sua locadora (a Alamo fica no primeiro). Chegando lá tem essa placa, mas também tem um funcionário pra orientar. Se não entende inglês ou espanhol, basta entregar seu papelzinho e ver pra que lado ele(a) aponta. 
A placa indica onde fica cada categoria
 Sabendo pra que lado fica a categoria alugada, vá até lá e ESCOLHA o carro. É, eu já falei isso e é verdade. Você escolhe qual dos carros disponíveis naquela categoria você vai levar. Eu avalio aspectos como tamanho do porta-malas, informações no painel, e o cruise control. Todos têm direção hidráulica, ar condicionado, som, câmbio automático, etc.
Veja no alto o detalhe da placa: categoria Standard
Todos estão com a chave. Basta escolher, colocar suas malas dentro e se dirigir à saída. Nessas cabines você vai parar e mostrar o papelzinho que saiu da máquina, sua CNH e o cartão de crédito.



7 comentários:

Wesley Teixeira disse...

Massa. Gostei das dicas.

Anônimo disse...

Muito bom! Tudo que eu procurava há tempos e não achava!
Muito obrigada

Marcos disse...

Perfeito o roteiro. Só me resta uma dúvida quanto SunPass. Ao fazer a reserva não há este item disponível para o automóvel. Você teria mais informações de como se faz para incluí-lo no aluguel do carro?

Anônimo disse...

Marcos..

Referente ao SunPass todos os veículos das locadoras já possuem, será ativado no primeiro pedágio que você passar e será debito o valor do pedágio e mais uma taxa no seu cartão de credito!

Anônimo disse...

GPS de celular (Waze, google maps) funcionam bem lá?
A ideia é chegar ao aeroporto, comprar um chip pre-pago com acesso a internet, antes de pegar o carro.

Valeu pelas dicas!

Abs

katirobas disse...

Ótimo post.
Fiquei só com uma dúvida.
Fiz minha reserva, inclusive já paguei por ela, no site da
milescarrentalmiami.com.
Mesmo tendo feito isso eu posso utilizar as máquinas de auto atendimento??

Maurício Vivas disse...

Pessoal,

Fiquei um tempo sem aparecer. Vou tentar responder as perguntas.

- O GPS de celular funciona (como em qualquer lugar do mundo), mas lembre de algumas coisas: a primeira é que você vai precisar de um carregador, pois a bateria vai pro espaço. A segunda é que você precisa ou de um plano de dados ou de uma aplicação que utilize mapas off-line (você baixa antes de viajar, ou no wifi do hotel). O Google Maps tem esse recurso, mas não é qualquer região que o programa permite. A terceira é que se o telefone toca num momento crítico do seu caminho, voce vai ficar sem GPS. O melhor é entrar num target, best buy ou walmart e comprar um Garmin Nuvi baratinho.

Sobre a reserva feita pelo outro site: pra usar o terminal basta conseguir localizar sua reserva. Você pode fazer isso pesquisando pelo nome ou pelo código que deve ter recebido.