quinta-feira, 11 de abril de 2013

13º dia - Berlim


Conhecer uma nova cidade é sempre emocionante. Às vezes rola uma decepção, mas como ninguém se programa pra ir a um lugar que tende a não gostar, o normal é a rolar uma empolgação a cada esquina.
Berlim é uma cidade diferente. Se em Bruxelas e Paris há aquela sensação de viagem no tempo porque todas as ruas têm prédios antigos, aqui não tive essa sensação. Por outro lado, em nenhum outro lugar me senti pisando em solo histórico como aqui. Se não há tantos prédios antigos é porque eles foram embora com a sua história (e as guerras).
Berlim é interessante exatamente por isso. Ao mesmo tempo em que se mostra super moderna, é uma cidade super histórica. E os alemães fazem questão disso. Eles querem sempre lembrar o que aconteceu, pra que não se repita (acho isso espetacular).
Meu roteiro de hoje foi inspirado no da linha 100 indicado pelo "simplesmente Berlim". Peguei o U-Bahn até o Jardim zoológico. Até pensei em visitar o zoológico e o aquário nos próximos dias, mas não hoje. Estava sedento pela cidade. Fotografei apenas a entrada do zoológico e fui em direção ao TierGarten e à Coluna da Vitória, um monumento de duplo sentido que, de tão antigo, até já mudou de lugar (fico imaginando como fizeram isso).




Apesar do frio, foi um passeio agradável. Cheguei na Coluna e subi pra ver a cidade. Na parte de baixo há um mini museu sobre "landmarks". Além de contar a história da Coluna e outros narcos de Berlim, conta também de outros da Alemanha e do mundo (Torre Eiffel, Empire State Building, Acrópolo, etc). A subida é dura: são quase 300  (285, segunda a wikipedia) degraus em espiral, mas vale a pena, mesmo num dia não muito claro como hoje.



Eu juro que o Brandengurger Tor está lá no final


Depois de ficar uns bons minutos lá admirando a cidade, desci e fui andando em direção ao portão. O frio me impediu de passear mais pelo Tiergarten. No caminho desviei e fui até o Reichtag, mas como não tinha agendado visita, só fotografei por fora.. De lá segui até o Branderburger Tor e a essa altura o frio já não me permitia pensar direito. Segui pela Unter den Linden a caminho da Alexanderplatz




A Unter den Linden é interessante, principalmente por ficar no lado leste da cidade. Tem prédios muito belos (restaurados, obviamente) e muita coisa está em reforma, inclusive a Opera. Fotografei a Universidade Humboldt e o Neue Wache, que na entrada tem um texto muito bonito, em 6 idiomas, se não me engano. Registrei apenas parte dele.






Depois de passar pela catedral, tambem belíssima, cheguei à praça, onde tomei o S-Bahn



Dormi e mais tarde saí pra conhecer a região. Comi um delicioso gulasch acompanhado por uma Pilsner (pagando 6,50) e depois fui até um barzinho que faz sua própria cerveja pra ver o jogo Juventus X Bayern. A weiss deles é muito boa!


3 comentários:

Andréa disse...

As fotos dos prédios históricos enchem a vista. Bem imponentes, né? Sem dúvida Berlim é uma "peça" central para se compreender e vivenciar a Europa. Interessante vc ter ido à Casa de Anne Frank e agora conhecer a Alemanha. Tb estive na Casa, mas não conseguiria visitar, na Alemanha ou outros países, os campos de concentração. É muito chocante e me toca profundamente. Não gosto de ver as imagens, não conseguiria pisar no chão onde o terror aconteceu. Por via das dúvidas, nem "A lista de Schindler" topei assistir. "Superado" o passado e aprendendo a "ser alemão" a partir dele, por tudo o que significa na história, na cultura e tb na economia, a Alemanha é uma aula deveras interessante. Um dia vou conferir "in loco". ;)

Wesley Teixeira disse...

Fantárdigo!

Belle disse...

:)~~ Gostei dessa Berlim também!