terça-feira, 2 de abril de 2013

Quinto dia - Bruxelas

Antes de começar, devo confessar que estou apaixonado por essa cidade!! Que lugar bonito!!

Pronto. Vamos ao relato do dia:

Hoje a temperatura ajudou (no meio da tarde vi marcando 8 graus em um termômetro de rua) e pude caminhar bastante. Não levei o GPS, mas pela estimativa que fiz usando o Google Maps, andei uns 11km. Peguei o metrô e fui até a Porte de Hal, que é um dos antigos portões da cidade fortificada, que sobreviveu por ter sido usado como prisão e hoje abriga um museu. Como parece não ter muita coisa, preferi não entrar. 


Segui andando pelo boulevard waterloo na direção do bairro Sablon. Nessa região estão concentradas aquelas lojas baratinhas: Tiffanys, Dior, Armani, Ferragamo, etc. 
A entrada da A&F. Se não tivesse fila, entraria pra ver se lá dentro tb é bonito assim/

Preferi virar à esquerda e cheguei ao prédio do Palácio da Justiça, que é belíssimo! Está em reforma, mas mesmo assim deu pra admirá-lo. Dei a volta no quarteirão onde fica o palácio e cheguei a um ponto que tem um elevador de vidro pra levar pra rua de cima. A vista tanto do elevador quanto lá de cima é espetacular!
Palácio da Justiça
O elevador



Olha aí o que o Paespalho quer copiar no RJ!

vista do elevador
Dali segui em direção à Eglise Notre Dame du Sablon. Chegando lá, fiquei encantado! Há um pequeno parque em frente à igreja, e o lugar virou meu ponto preferido da cidade. Vou detalhar em outro post, com várias fotos.
vista comum pela cidade...

A fachada da igreja
Segui andando pela mesma rua. É impressionante como em todas as ruas dá pra se encantar. São fachadas e mais fachadas trabalhadas, pra todos os lados. Cheguei a outro prédio do judiciário, que é o Tribunal Constitucional, o equivalente ao STF. Ali perto há um outro ponto com uma vista bonita da cidade. Continuei andando até chegar ao Parque de Bruxelas. Aí não vi muita graça. Talvez no verão o lugar seja mais bonito, mas passei por diversos outros bonitos. 
Corte constitucional



Parque de Bruxelas

Parque de Bruxelas
Peguei um metrô pra descansar um pouquinho e fui até o Parlamento Europeu. Infelizmente as visitas estão suspensas e o Parlamentarium, que é o centro de visitantes, estava fechado também.




Resolvi voltar dali andando. Esse bairro é mais moderninho, cheio de fachadas de vidro, mas sempre dá pra ver um prédio antigo no meio. E sempre tem uma pracinha bem cuidada. Cheguei ao Boulevard du Regent, que é a continuação do Waterloo, ao lado do parque. Como não vi graça nele, fui pelo outro lado. Ao chegar no trecho com as lojas caras, entrei à direita (eu estava indo no sentido oposto) e fui na direção da Grand Place. 
Museu dos instrumentos musicais

qualquer lugar feio da cidade



Passei novamente pelo STF e cheguei até a praça. Comprei algumas cervejas e lembrancinhas e fui finalmente conhecer o Manneken Pis. É nessas horas que fica clara a diferença entre um turista e um viajante: depois de ter passado o dia andando pela cidade e vendo coisas belíssimas, saber que uma estátua minúscula num cantinho de uma rua é um dos pontos mais visitados da cidade soa até ridículo. Me fez lembrar do Louvre, que tem tantas coisas espetaculares (esse me deixou hipnotizado) e as pessoas correm pra ver a Mona Lisa (que tecnicamente pode ser até genial - não entendo disso, mas esteticamente é horrível: um quado pequeno de uma mulher feia)
ohhh!! Que estátua maravilhosa!!
Passei novamente pela Grande Place e fui até o Delirium Cafe, lugar mundialmente famoso entre bebedores de cerveja por ter a maior variedade no cardápio. São cerca de 2500 cervejas!! Fiquei só na parte do chopp, que tem umas 30 opções. Depois vou falar sobre as cervejas que já provei aqui e em Amsterdam. Experimentei 3 e depois fui até uma ruazinha ao lado pra provar os moules-frites




Fiquei um tempão lá no restaurante, e quando saí o frio já tinha atacado. Direto pro hotel. Mas o frio era tanto que resolvi pegar o metrô pra percorrer cerca de 500m :) O interessante é que nem vi a máquina de validar o ticket. Andei de graça :) 

4 comentários:

Andréa disse...

Realmente, Bruxelas parece belíssima... Já estava desconfiando desde as primeiras fotos. Nossa, vendo este patrimônio histórico, penso na dureza que é tentar preservar as raras construções antigas por aqui... ficam abandonadas ou pelos proprietários ou pelo poder público e o abandono serve de desculpa para demolir e construir um espigão "super moderno". E aí os juízes que autorizam esses danos irreparáveis pegam o avião, atravessam o oceano e vão apreciar os prédios históricos europeus. Deprimente a cultura de "moderno" que temos aqui e encontra total conivência do judiciário com o apetite das construtoras. Desculpa o desabafo! kkkk. É uma DELÍCIA andar a pé pela Europa, olha que charme esta foto 21, esses prédios antiquíssimos bem aproveitados, preservados, valorizados! Isso é que é civilização.

Wesley Teixeira disse...

O cara sai do Rio de Janeiro para ver o Manequinho http://pt.wikipedia.org/wiki/Manequinho

Belle disse...

Putz.. O que eu tô fazendo aqui??? Pelo menos fico feliz em saber que ganharei presentinhos etílicos :P
Tenho que providenciar um ida pra essas bandas...

Fred disse...

Bruxelas UP!