segunda-feira, 1 de abril de 2013

Trens em Amsterdam

Usar o metrô em qualquer lugar do mundo é fácil (menos em Tóquio): você quer ir de A pra B, é só var qual a última estação (C) no sentido em que B está, e pegar o trem pra lá.
Tegar trem mesmo é que às vezes complica. Quando eu cheguei no aeroporto de Amsterdam tive que pegar um trem até o metrô (talvez você pegue até a estação central). Apanhei um pouco, mas nada que chegar falando "bon jour" ou "s'il vous plait" não resolva. Depois que entendi, vi que o sistema é muito fácil!!!
Primeiro você vai na máquina amarela e diz pra onde quer ir. Tem instruções em inglês. Diz também se que ida e volta e se é pro mesmo dia. Essas na foto são na estação central. No aeroporto tem milhões delas. 

Depois você precisa saber de que plataforma sai o trem. ATENÇÃO!! Olhe isso antes de descer, pois cada escada rolante leva pra 2 plataformas específicas. Nos monitores tem as informações dos próximos trens, dizendo o destino e as estações onde ele para. No caso do aeroporto é só descer quando encontrar a sua estação nessa lista. Antes de descer lembre de colocar seu bilhete na maquininha que tem ao lado da escada pra validar, pois estar com um bilhete sem validar é o mesmo que estar sem bilhete.


Só isso!!! No caso do Thalys (e outros em que há lugar reservado), ainda dá pra saber em que ponto da plataforma você tem que esperar. É só consultar no monitor qual é o seu vagão.

2 comentários:

Wesley Teixeira disse...

Moleza...

Fred disse...

Em Tóquio é mais fácil ainda :P