segunda-feira, 5 de maio de 2014

BIG 25 Berlin

Há algum tempo eu gosto de combinar viagens e corridas. Em alguns casos eu marco a viagem e procuro uma corrida no lugar. Em outros casos eu me inscrevo na corrida e programo a viagem com base nessa corrida. Desta vez foi um pouco de cada coisa. Eu sabia que vinha pra Europa, mas só tinha a passagem pra Paris. Eu queria ir a algum outro lugar, mas não sabia onde. Aí visitei o site Correr pelo mundo pra ver o que tinha de interessante. Achei a BIG 25 Berlin. Foi perfeito!! Estive em Berlim ano passado e achei a cidade maravilhosa. 25km é uma distância boa (pouco mais que uma meia maratona). Como estava retornando à rotina de corrida, ainda fiquei na dúvida se seria uma boa. Então só me inscrevi depois de completar (e bem) uma meia maratona no final do mês passado.
Como o clima é bem diferente, a largada não precisa ser tão cedo. Estava marcada para as 10h. Acordei umas 7:30, tomei um banho e saí. Na estação do trem tem um quiosque onde comprei o ticket, 2 croissants e um café. Já na estação comecei a ver algumas pessoas com a sacola da corrida.

A chegada ao estádio olímpico foi bem tranquila. Deu tempo pra fotografar, ir ao banheiro, trocar de roupa, deixar a mochila no guarda volumes e ainda ficar uma meia hora passando frio (e raiva de ver uns caras de short e camiseta).



Como a área do estádio é grande, fiquei com a impressão de ser uma prova pequena, mas no momento de concentração pra largada vi que tinha muita gente. Como estava com a bandeira do Brasil, conversei com alguns brasileiros e um alemão que gosta do Brasil.
Largamos na porta do estádio e seguimos pelo eixo Oeste-Leste de Berlim. Pra quem não sabe, Berlim tem um eixo Oeste-Leste e o eixo Norte-Sul nunca foi construído (por causa da segunda guerra). O primeiro ponto conhecido (que eu identifiquei) foi a Siegessäule (Coluna da Vitória).




Depois passamos pelo Tiergarten até o Brandemburger tor. Tudo bem que não foi a Maratona de Berlim, mas passar correndo por ali foi o primeiro momento de grande emoção da prova. Estar correndo num lugar onde as pessoas não podiam passar, onde Kennedy fez o seu famoso discurso "Ich bin ein Berliner" , já fez valer a pena estar correndo ali.




Passamos pela Unter den Linen, Potsdamer platz, pela área das embaixadas (ao lado do Tiergarten), Jardim zoológico, etc.
Mas o ponto alto dessa corrida, sem dúvida alguma, é a chegada dentro do Estádio Olímpico. Eu posso até tentar, mas a sensação é indescritível. Cada Maratona que eu completei teve um sabor especial. Ter completado a minha primeira meia maratona, a corrida Cidade de Aracaju, a corrida da Ponte foi muito bom. Correr em Buenos Aires, Fort Lauderdale, Paris e Miami foi sensacional. Mas estar ali naquele estádio foi algo inigualável!! Saber que ali ocorreu uma final de Copa do Mundo; saber que ali Hitler abriu os Jogos Olímpicos de 1936 e que naquela pista (ou no lugar dela) Jesse Owens fez história... Putz!!! Eu parecia criança na chegada. Esqueci o frio e o cansaço. Não parava de fotografar, pois queria registrar aquele momento pra sempre.













I N E S Q U E C Í V E L

Uma coisa interessante é que os "refreshments" não estão logo depois da chegada, mas do lado de fora do estádio. Outra coisa interessante é que ao invés de água e isotônico, o que tinha era água e CERVEJA!!!
1 litro por pessoa!!! Muito bom!!


Mais algumas fotos da corrida:
Até ele foi torcer

Tempo bom na meia maratona

Uma das bandinhas do percurso

Chegando ao campo



Depois fui comer um tradicional eisbein no Wernesgrüner, que encontrei através de recomendações no TripAdvisor. SUPIMPA!!! :))




Na volta ainda comprei mais uma cervejinha pra rebater :D