quarta-feira, 7 de maio de 2014

Terça-feira, 06/05/2014 - Berlin

Ontem fui visitar o memorial de Sachsenhausen, que fica em Oranienburg, uma cidade próxima. O SBahn, um dos metrôs da cidade, tem uma linha que vai até lá. Só que é preciso ter um bilhete pra Zona C.


Ao chegar na cidade, queria ir andando até o local, mas todos me diziam pra pegar o ônibus. O problema é que ele passa de hora em hora, e além disso eu gosto de andar pelas cidades. Aí resolvi seguir as as placas e rapidinho estava lá.
A primeira, em frente à estação



Chegando lá, a visita é grátis, mas o audioguide custa 3 Euros. Se no dia anterior eu elogiei o uso de ipad touch, nesse caso...
Grande, pesado, e não dá pra usar com meu headphone... No final eu já estava com o braço doendo...
O memorial é muito interessante e detalhado, mas a visita não causa o impacto emocional que eu esperava. Acho que isso ocorreu porque tudo ali é reconstruído. Com exceção de algumas fundações, é apenas uma cidade cenográfica. Isso porque Sachsenhausen foi um campo de concentração da Alemanha nazista e depois um campo soviético. Nessa época muita coisa já foi destruída ou alterada. Depois disso ainda foi memorial da Alemanha Oriental, que estava mais interessada em demonstrar o predomínio soviético do que a verdade pura. Então o primeiro memorial já destruiu mais coisas. Isso fez com que so restassem algumas fundações.
Me senti numa cidade cenográfica. Mas volto a dizer: o memorial é muito bom. Tem diversas informações sobre várias fases do campo
Placas com várias legendas.
Duas coisas que achei interessantes sobre grupos com guia:
 1 - em um determinado momento o guia contou uma história errada. Ou melhor, a historia certa com alguns detalhes alterados. Ou seja: o importante pro trabalho de guia é nunca dizer "não sei". Basta inventar na hora.
2 - NENHUM grupo foi visitar a parte do campo soviético. Ou seja: "só os alemão que são malvados. O resto não me interessa"

No final do dia terminei minha peregrinação do joelho de porco, provando mais um. O do dia anterior foi mellhor


Um comentário:

Wesley Teixeira disse...

Legal explorar pequenas cidades.