sábado, 3 de maio de 2014

Sexta-feira, 02/05/2014 - Paris

Ontem também acordei tarde.
Depois de beliscar alguma coisa, fui até a Tour Montparnasse, mas ao chegar lá decidi que seria melhor visitar no fim do dia.
Segui então para as Catacombes, pra ver caveirinha. Chegando lá tinha uma fila gigante. Aí depois de uma meia hora apareceu um funcionário dizendo que de acordo com a estimativa do tempo pra ser atendido não havia garantia de entrada, pois eu poderia ainda estar na fila no momento de fechar. Lógico que não quis arriscar.

Resolvi visitar o cemitério, que fica ali perto, mas no caminho achei um pequeno jardim e entrei pra ver...
Saí correndo por causa da chuva e me abriguei na estação de metrô. Depois que passou fui lá novamente pra fotografar. Quando a chuva voltou, estava no meio do parque. Correr seria pior. Guardei as coisas na mochila, me abriguei numa árvore, fiz um iglu com a capa de chuva e só me mexi depois que diminuiu. Aí saí de lá e busquei uma marquise.

Duas fotos no mini parque antes da chuva

O bom da chuva em Paris é que passa rápido. Segui para o cemitério, que é um lugar bonito, mas nada demais. Há alguns famosos enterrados lá (como Sartre e a sua patroa), mas só registrei um (quem não conhecer, pergunta ao Google ou lê na foto)
Alexander Alekhine




Um cemitério normal...

Notei muitas estrelas de David. Não procurei saber porque a preferência deles por esse cemitério.


Depois peguei uma bike e fui até a Île de la Cité. Como a sainte chapelle estava impossível de tanta gente , fui até La Conciergerie, que já foi o palácio da cidade e depois convertido em prisão. A visita é relativa a esse período, e mostra lugares reconstituídos de como seriam as celas e tenta passar a ideia do dia-a-dia dos presos até a sua execução.

Há uma lâmina de guilhotina em exposição. Meu francês não é lá muito bom, mas fiquei chocado ao saber que a última execução na guilhotina ocorreu nos anos 70 e que a pena de morte na França só foi abolida nos anos 80, durante o governo de François Miterrand.






No final do dia voltei à Tour Montparnasse. Fiquei horas lá, esperando o pôr do sol (mais de 9 da noite). No terraço o vento estava muito frio, mas valeu a espera e o frio. Vou fazer um post só sobre esse passeio depois.

Quando saí de lá, quase meia-noite, ainda fui até a Tour Eiffel pra fotografá-la de perto. Chegando lá não consegui deixar a bike e voltei. No caminho ainda deu pra fazer algumas fotos...



2 comentários:

Belle disse...

Bacanérrimas as fotos! Esse teto da conciergerie eh massa! Eu sou uma comentadora compulsiva :)

Maurício Vivas disse...

:D :D :D