sexta-feira, 9 de maio de 2014

Quarta-feira, 07/05/2014 - Berlin/Paris

Acordei bem cedo pra pegar o vôo de volta a Paris, mas foi tudo bem tranquilo, pois os trens começam a circular às 4h. Um café com croissant na barraca da estação e segui para a haupfbahnhof, para pegar o onibus TXL. 
Ainda volto a Berlin. 


Nessa passagem por Paris resolvi ficar num hostel e escolhi o oops!, por ficar no 13eme e ter ótimas avaliações. Segui pra lá, deixei as mochilas e fui visitar o museu Bourdelle
Bourdelle foi discípulo de Rodin, e o museu é muito interessante, pois mostra o processo criativo, com direito a visitar a oficina e a tocar nas peças (na oficina já placas incentivando isso). Dá pra ver várias versões de uma mesma obra, seja apenas um estudo ou uma escala (ou material diferente). A obra mais impressionante é a do general argentino Alvear, que está na Plaza Julio de Caro (Recoleta), em Buenos Aires. 
Pra melhorar, é bem vazio, pois é pouco conhecido, e a visita gratuita. 
O mestre Rodin (há uma outra réplica no museu Rodin)

Olha o General Alvear ali...

Museu pra ver com as mãos...

O general Alvear pequeno ali no meio

O General Alvear gigante

Várias versões


Estudos...

"monumento ao arrocha"

Dediquei a tarde para procurar algumas encomendas que recebi. Não achei nenhuma, mas só de circular pela cidade de bike já fiquei satisfeito. 
Almocei num restaurante italiano que fica na federação francesa de judô, que é um símbolo da globalização: um brasileiro almoçando na federação de judô (referência ao Japão) em um restaurante italiano e sendo atendido por um garçom com cara de árabe. 
Na minha busca também conheci a fantástica livraria Gibert Joseph e a Gare Saint Lazare. 
Depois fui a montmartre visitar a basílica de sacre coeur, um dos meus lugares favoritos de Paris (fora a vizinhança, meio esquisita). 



Alguns lugares por onde passei que resolvi parar pra fotografar...




Jantei num restaurante indiano/paquistanês ao lado do hostel e  depois me recolhi. 



Um comentário:

Fred disse...

Federação Francesa de Judô <3 Valeu pelo esforço! :D