sexta-feira, 23 de maio de 2014

A experiência Velib parte 04 - Paris, uma cidade "bike friendly"

O imbecil que desgoverna o Rio de Janeiro gosta de se gabar da quantidade de ciclovias da cidade, mas além de mal feitas, ligam o nada a lugar nenhum. Além disso o trânsito é uma selva, e não dá pra se deslocar de bicicleta na cidade. Só mesmo pra passear no fim de semana na orla...
Mapa das ciclovias do Rio, obtido aqui.
A parte riscada em vermelho é porque eu posso garantir que não existe de verdade. Só no papel mesmo.
Percebam que as ciclovias não ligam um ponto a outro da cidade. Servem só pra passear mesmo

Já em Paris a coisa é totalmente diferente. A cidade é toda preparada para deslocamentos de bike. Há sinalizações, ciclovias e respeito dos motoristas. Uma coisa que me impressionou é que onde não há ciclovia, a faixa de ciclistas é a mesma dos ônibus. E os motoristas não ameaçam os ciclistas. Só vi alguns taxistas nervosinhos (mas não jogam o carro pra cima dos ciclistas), mas em geral a paciência impera. Exemplo: Em uma rua estreita, com apenas uma faixa pra carros, se você estiver pedalando o carro vai devagarzinho atrás de você, sem buzinar ou ameaçar um atropelamento.
Ciclovias sempre sinalizadas

Na verdade o grande inimigo dos ciclistas não é o carro, mas o pedestre. Isso ocorre por uma razão simples: os carros respeitam os sinais de trânsito. Os pedestres e ciclistas, não. É preciso muito cuidado ao circular por zonas com muitos pedestres, pois quando o sinal está fechado para eles, eles utilizam a velha técnica de olhar se vem carro e atravessam. Esquecem de olhar se vem bicicleta. Os ciclistas também invedem o sinal vermelho, causando bastante confusão. Ainda tem os pedestres que insistem em andar pela ciclovia. Mas tudo se resolve facilmente se você tiver atenção.
A sinalização é excelente. Aponta por onde o ciclista deve ir, onde deve atravessar, em que ruas pode entrar na contra-mão e até onde não pode entrar. Fiquei fã.

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