sexta-feira, 23 de maio de 2014

A experiência Velib parte 05 - Problemas e dicas

Um dos problemas eu já comentei na parte 04, que é a disputa de espaço com os pedestres. Pra isso, basta ter atenção e respeitar a sinalização. Muito cuidado também quando for parar ou virar, pois pode ter um outro ciclista colado em você e causar um acidente.

O problema mais comum é a falta de bicicleta na estação ou falta de espaço para devolver. O primeiro caso eu passei duas vezes, mas bastou andar até uma estação próxima. O segundo caso eu passei uma vez. Garanti meus 15 minutos e fui procurar outra.

Não aconteceu comigo de furar um pneu ou romper a corrente, mas isso seria simples de resolver, empurrando até uma estação (tem em todo lugar) e devolvendo a bike. 

É bom ter noção da sua velocidade de deslocamento e planejar trajetos curtos. Se você precisar chegar a um lugar longe, planeje o percurso dividido em trechos mais curtos. Quando estiver perto dos 30 minutos procure uma estação, devolva e aguarde uns 3 minutos pra pegar novamente.

Mesmo com tempo chuvoso dá pra usar o sistema. Lógico que pedalar na chuva é desagradável, mas se você esperar um pouco vai poder usar sem problemas, pois as bikes têm para-lamas e a cidade não alaga.

Para me orientar na cidade, utilizei o app Google Maps, com mapas offline. É perfeito, pois além de mostrar a sua localização precisa, ainda mostra a direção pra onde você está virado, facilitando a orientação.

Essa dica eu já dei lá atrás, mas cuidado ao digitar seu código de acesso, pra que ninguém esteja observando. Recomendo cobrir o teclado com uma mão e digitar com a outra.

Nenhum comentário: