sexta-feira, 9 de maio de 2014

Quinta-feira, 08/05/2014 - Paris

Acordei umas 9:30, tomei um banho, desci e peguei um café e 2 croissants e fui visitar les catacombes.  Chegando lá, cara na porta! Como dia 08/05 é feriado, estava fechado.
Então o dia foi em homenagem aos fãs de Rodin. Primeiro visitei o próprio museu Rodin, e depois vi várias obras dele (de Bourdelle também) no musee d'Orsay.
O museu Rodin é um passeio super agradável. Além de observar as obras belíssimas, ainda tem um jardim delicioso, inclusive com espreguiçadeiras. Estava tão cansado que nem cheguei perto, pois ficaria ali o resto do dia.
Mais foto pelo caminho




Encarando...





Se eu deitasse ali seria cochilo certo




Achei interessante como as folhas externas são mais claras...

"Já tá chegando o bragadá com essa dança que é uma bomba..."

A porta do inferno


O que me impressionou foi a escultura ter olhos claros. Efeito ninja!

O pensador e o papagaio de pirata

Adesivos colados no poste perto da saída

Antes de seguir para o d'Orsay fui ao Grand Palais ver "Guerra e Paz", de Portinari. Excelente dica de Bellinha!!!  ;)
"Guerra e Paz" foi um presente do governo brasileiro para a ONU e foi emprestado à fundação Portinari para ser restaurado e exibido. Quando a obra foi exibida no Rio, em 2010, as filas estavam gigantescas, e acabei não indo visitar. Desta vez (a última exibição antes de voltar pra ONU), a visita foi tranquila. A exposição mostra a vida e carreira do pintor e conta a história da obra.  Os painéis impressionam e vi vários brasileiros dividindo o orgulho que senti ao estar ali.
De vez em quando eram exibidos estudos de uma determinada figura...




Cheguei ao d'Orsay exausto. Tinha uma fila gigante, mas em meia hora estava lá dentro. O prédio do museu já é uma atração (o relógio,  então...) não é permitido fotografar lá dentro, mas depois de ver todo mundo fazendo, acabei registrando algumas coisas. Apesar de cheio, foi uma ótima visita. Mesmo com tantas obras espetaculares, confesso que a minha parte favorita foi p sofazão. claro que tirei um cochilo ali.


Soninho bom...

Sacre coeur


É emocionante ver algumas obras famosissimas ali,  ao vivo. Além disso, algumas não famosas impressionam pelo tamanho, qualidade e beleza.
Como passei o dia à base do lanche, resolvi chutar o balde no jantar. Ali pelo 13eme tem uma região com vários restaurantes japoneses, chineses, thai, vietnamitas, etc. Fui em um ao estilo "all you can eat", que tem um sistema no mínimo diferente (vários na região são semelhantes): tem uma grelha no meio da mesa. Você pega o que quiser no buffet e leva pra grelhar ali mesmo. Pra acompanhar, uma cerveja chinesa.

Nenhum comentário: