sábado, 10 de maio de 2014

Sexta-feira, 09/05/2014 - Paris

Hoje finalmente consegui visitar Les Catacombes. Cheguei lá 10:12 (abre às 10) e peguei pouco mais de 2h de fila. Portanto é preciso disposição. Como o dia estava meio perdido, pois teria que ir para o aeroporto no final da tarde, acabei encarando.
Já digo logo de cara que o audioguide é totalmente dispensável. Está tudo descrito em placas, e as descrições mais detalhadas dadas pelo audioguide não são essenciais.
A história do lugar é interessante. quilômetros e quilômetros de túneis foram escavados para retirar pedras que seriam utilizadas na construção da cidade. Como na época a região estava no limite da cidade, ninguém se importou muito com isso (periferia sempre sofreu). Esses túneis e galerias depois foram abandonados e esquecidos.
Até que em 1777 quando a cidade já tinha crescido até ali, ocorreram vários casos de desabamento do solo. Buracos enormes simplesmente surgiam "do nada" e levavam casas e pessoas. Foi quando Louis XVI  resolveu tomar uma providência e criou a Inspetoria Geral dos Subterrâneos" (IGC - Inspection General des Carrières), que iniciou um trabalho de investigação e reforço dos túneis e galerias subterrâneos.

Anos depois, quando o cimitiére des innocents estava saturado, causando problemas de saúde e consequente insatisfação da população,  resolveram desativá-lo e transferir as ossadas pra lá. isso foi feito com vários outros cemitérios. A estimativa é que ali estejam restos mortais de mais de 6 milhões de pessoas.

Como não é permitido o uso de flash lá dentro (mas pra variar eu era quase o único seguindo a regra) e quase não tinha onde apoiar a câmera, as fotos não ficaram muito boas.

Na época da recuperação dos túneis eram feitas essas marcações

Essas daí indicavam o que estava acima


Dizem que um dos trabalhadores da recuperação fazia essas brincadeirinhas nas horas de descanso.



Até apareceu uma entidade na foto :O









"Quando eu morrer vou pro cemitério". Sabe de nada, inocente!!





Depois de lá fui dar a última voltinha de bike pra me despedir da cidade e segui pro hostel pra almoçar e fazer hora pra voltar pra casa.

Au revoir!

Nos próximos dias vou postar a experiência Velib. Como foi passar 6 dias em Paris circulando somente de bicicleta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bizarro esse monte de caveira.