sexta-feira, 23 de maio de 2014

A experiência Velib - Bonus track: Berlin

Em Berlim não utilizei bicicleta. Cheguei no sábado e precisava descansar pra corrida. Corri no domingo e na segunda ainda estava cansado. Na terça feira fui visitar Sachsenhausen, que fica em outra cidade. Acabei não tendo essa oportunidade.
Apesar de existir um sistema semelhante ao Velib em Berlim, há poucas estações, e parece que pra utilizar é preciso ter um cartão do transporte público. Mas a cidade é hiper "bike friendly". Apesar de não ter a fama de Amsterdam, as pessoas utilizam muito a bicicleta em Berlin. É permitido transportar a biicleta em metrê e trem, e comum ir até a estação de trem ou metrô de bike e deixá-la acorrentada lá. Aliás, um aviso: Se você estiver em Berlin, não fique parado por muito tempo, ou alguém vai prender uma bicicleta em você. É impressionante como eles acorrentam a bike a qualquer lugar!! Poste, placa de sinalização, grade da ponte... 

Berlin me pareceu tão sinalizada para ciclistas quanto Paris (ou até mais), mas com uma vantagem. Lá os pedestres respeitam as regras de trânsito. Uma cena comum: pessoas esperando pra atravessar, nenhum carro na rua (às vezes é tarde da noite). Ninguém atravessa antes de abrir o sinal de pedestre.

A experiência Vélib'

Nenhum comentário: