sexta-feira, 23 de maio de 2014

A experiência Velib parte 01 - Introdução

Nessa viagem a Paris eu me propus um desafio: não utilizar metrô, ônibus, e muito menos táxi. Circular apenas de Vélib'. Pra quem não conhece, Velib é o sistema de aluguel/compartilhamento de bicicletas de Paris. Esse sistema já existe em várias cidades do mundo. No Rio é conhecido como "as bicicletas do Itaú", demonstrando que foi uma ação de marketing nota 10. Até Aracaju já começou a implantar a "Caju Bike"!!! Se ainda assim você não sabe do que eu estou falando, vou explicar:
Nesse tipo de aluguel você paga uma taxa pra usar o serviço, que pode ser diária, semanal, mensal, etc. Existem várias estações pela cidade onde você pode retirar ou devolver uma bicicleta. Várias MESMO, ou o sistema não funciona. A ideia é utilizar a bike por um período curto de tempo, devolver em outra estação e assim disponibilizar para outro usuário. Quando for retornar ao ponto de partida, vai até a estação (a mesma ou qualquer outra) e pega mais uma bike.
Tomando como exemplo o sistema parisiense: o passe diário custa EUR 1,70 (o passe é de 24h, e não até o fim do dia). Isso te permite utilizar uma bike por períodos de até 30 minutos sem pagar mais nada. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, dentro do período de validade do seu bilhete. Para desestimular o uso prolongado, a tarifa vai aumentando: se você passar dos 30 minutos, paga mais 1 Euro. Os 30 minutos seguintes já custam 2 euros e a partir daí 4 Euros por 30 minutos. Ou seja: se você devolver em 30 minutos não paga nada. Se devolver em 2 horas paga 7 Euros. Se ficar com ela o dia todo vende o carro pra pagar o aluguel da bike :D. 
Mapa das estações
Para evitar uma insatisfação que seria comum, se você for devolver e encontrar a estação cheia, o sistema te dá mais 15 minutos pra encontrar outra estação.

A utilização é muito simples, e vou detalhar mais em outro post.

A regra do desafio era simples: não usar o trasporte público. Claro que o trem do aeroporto não entra nessa conta, mas o percurso entre a estação do trem e o local de hospedagem entra.

Nos posts seguintes vou mostrar como é simples utilizar o sistema e contar um pouco da experiência.

A experiência Vélib'


Nenhum comentário: