sexta-feira, 23 de maio de 2014

A experiência Velib parte 02 - Como utilizar o sistema

O primeiro passo para utilizar é localizar uma estação. Existe o app oficial do Velib, que indica as estações no mapa, informando quantas bicicletas e quantas vagas (para devolução) estão disponíveis, mas ele requer uma conexão. Como eu não tinha  internet, utilizei outro app, que tem um mapa offline das estações.

Esse é o formato da estação, com os detalhes do teclado, com um pequeno display LCD, e da tela. 

Na primeira utilização você escolhe o idioma apertando a opção 5. 

A partir daí você aperta a opção 1 para comprar o ticket e segue as instruções. Escolhe a opção 1 (ticket) e depois 1 novamente (1 day ticket). Lê as condições de uso (ou aperta "0" e "V" pra aceitar) e cadastra uma senha de 4 dígitos, que será utilizada para acessar o sistema. Muito cuidado ao digitar sua senha. Sempre pode ter um malandro de olho pra pegar uma bike com o seu número de acesso.



O próximo passo é o pagamento, cujas instruções são dadas no pequeno display acima do teclado. ATENÇÃO! No momento da compra do ticket a autorização do cartão é de 150 Euros, que é um depósito para o caso de você não devolver a bike. Ao final da transação você recebe um cartão com o seu número de registro e já tem a opção de retirar uma bicicleta. Guarde com cuidado esse cartão, anote o número, fotografe ou memorize (ou todas as opções), pois você precisará dele para utilizar o sistema.

A partir da segunda utilização o procedimento é o seguinte: primeiro você escolhe uma bicicleta. Verifica os pedais, a corrente, os freios e os pneus. DICA: há um código entre os usuários. As bicicletas ruins estão com o selim virado pra trás. Caso você encontre uma assim, nem precisa conferir. Caso note uma bike ruim, faça o favor de virar o selim.

Em seguida vai até a estação e aperta a opção 2. Na tela seguinte digite seu número de registro. Perceba que o sistema muda o idioma para o escolhido no momento da compra do ticket. Achei isso um detalhe interessante. A seguir você digita a sua senha (PIN) de 4 dígitos e depois a opção 1 para alugar uma bike. Confirma a seleção e digita o número da posição onde está a bike escolhida (em algumas estações nem todas estão disponíveis). Pronto! É só ir lá, apertar o botão e puxar a bike. Pra soltar a bike da estação é meio complicado no início, mas depois que acostuma fica mais tranquilo.


Para devolver, basta ir a uma estação, encaixar a bike e aguardar a luz verde, confirmando a devolução. Um passo opcional é ir até o totem, selecionar a opção 2, digitar seus dados e apertar a opcão 4 (veja que não aparece uma descrição na tela). Isso vai imprimir um recibo da viagem mais recente. 

Se não houver espaço disponível, acesse o sistema e aparecerá uma mensagem dizendo que você ganhou mais 15 minutos. Você também pode apertar a opção 3 e ver as estações próximas e a quantidade de bikes/espaços de cada uma. 

Se você quiser continuar sua viagem, basta devolver e aguardar uns 2 minutos pra pegar outra (ou a mesma) bike. Óbvio que se a estação estiver vazia e com alguém esperando a bike que você devolveu, não vai dar pra fazer isso.

Nenhum comentário: